19 agosto, 2012

ELIE SAAB - Estilista da Alta Costura e Noivas


 Nascido em Beirute (Líbia), em 4 de julho de 1964, absolutamente nada no meio em que cresceu destinava Elie Saab ao estilismo. No entanto, desde jovem, ele desenvolveu um gosto bem pronunciado pela costura e foi rapidamente reconhecido em seu meio por seu talento. Aos 9 anos, desenhava roupas para suas irmãs e cortinas e toalhas para sua casa, além de conquistar uma pequena clientela.
Logicamente, ele seguiu seus estudos, mas considerando já conhecer o suficiente, ele rapidamente se entediou. Em 1982, com 18 anos, decidiu abrir o seu próprio ateliê de costura em Beirute e emprega 15 ajudantes. Alguns meses depois, apresentou sua primeira coleção para um público bem interessado. Sua fama cruzou rapidamente as fronteiras do país.
Em 1997, foi o único criador não italiano a integrar a Camera Nazional de la Moda (Câmara Nacional da Moda), associação que gera, coordena e promove o desenvolvimento da moda italiana no mundo. No ano seguinte, em 1998, apresenta sua primeira coleção de prêt-à-porter na Semana de Moda de Milão (Itália).
O sucesso vem ao seu encontro e seus pontos de venda se multiplicam em todo o mundo. Em 2000, é convidado a desfilar em Paris por dois anos consecutivos. Em 2002 instala nessa mesma cidade o famoso Triangle d'Or.
Em 2003, começa a colaborar com especialistas em vestidos de casamento prêt-à-porter Pronovias para a linha Elie by Elie Saab. No mesmo ano, foi o designer oficial do carro BMW série X, comercializado no Oriente Médio pela BMD Dubaï. Ele se associa a MAC Cosméticos por duas estações consecutivas e elabora maquiagens de acordo com suas coleções.
No ano seguinte, em 2004, grava uma propaganda para o whisky Johnny Walker cujo tema era "o percurso de Elie Saab". Em 2005, de volta a seu país natal, a Casa de Costura Elie Saab abre suas portas. Alguns meses depois, apresenta pela primeira vez sua coleção de prêt-à-porter e acessórios na Semana de Moda de Paris.
No ano seguinte, Elie Saab adere, enquanto membro correspondente, à Câmara Sindical da Alta-Costura. Ainda no mesmo ano, participa de um programa reality show, difundido internacionalmente, que procura descobrir jovens talentos estilistas e modelos.
Em 2007, abre em Paris uma outra grande Casa de Costura. Em 2008, abre sua primeira boutique na Harrod's em Londres. No mesmo ano, assina com a Tatweer, um acordo estratégico para desenhar interiores de hotéis de luxo em Dubaï. Ele cria também uma sobremesa para o Café de la Paix em Paris, intitulada "Podium" (Passarela), preparado pelo chef Laurent Delarbre.
Em 2009, Elie desenha para um modelo para a apresentação de Dita Von Teese no Crazy Horsede Paris.


Nenhum comentário: