19 agosto, 2012

Coco Chanel - Grande influência da moda mundial


Gabrielle Bonheur Chanel ou Coco Chanel nasceu em Saumur - Paris no dia 19 de Agosto de 1883 e morreu dia 10 de Janeiro de 1971. Grande influenciadora estilista na moda mundial, fundadora da empresa Chanel S.A. Vinda de família numerosa: 4 irmãos. Seu pai era feirante e a mãe doméstica, que falecera de tuberculose. Assim, o pai por diante tomara conta das crianças. Chanel e as irmãs foram criadas 
em um colégio interno. 

Aos 18 anos foge com sua prima do internato, em 1903 trabalha como costureira e uma loja de enxovais, sai do colégio, procura no comércio, na dança e no teatro, sem grande sucesso. Se envolve por alguns meses com um socialite e herdeiro de uma famosa fábrica de tecidos Etienne Balsan. Em 1910 conhece Arthur Capel que o ajudou a abrir sua primeira loja de chapéus. Capel meses depois morre em um acidente de carro. Chanel abre sua primeira casa de costura comercializando chapéus e também roupas desportivas para ir à praia e para montar a cavalo. 

No início dos anos 20 se apaixona por um russo pobre Dmitri Pavlovich, que tinha fugido com sua família da Rússia. Em 1921, criou o perfume que iria lhe tornar bastante conceituada, o Chanel Nº 5 . Durante a Segunda Guerra Mundial, Chanel fechou a casa e envolveu-se romanticamente com um oficial alemão. Reabriu-a em 1954. Nesta década Chanel teve dificuldades financeiras por um certo julgamento dos franceses por causa de seu romance.

Para manter a casa aberta, Chanel começou a vender suas roupas para o outro lado do Atlântico, passando a residir na Suíça. Devido à morte do ex-presidente norte-americano John Kennedy e à admiração da ex-primeira-dama Jackie Kennedy por Chanel, ela começou a aparecer nas revistas de moda com a criação dos seus tailleurs. Depois voltou a residir na França. Faleceu no Hôtel Ritz Paris, onde viveu por anos. O seu funeral foi assistido por centenas de pessoas que levaram as suas roupas em sinal de homenagem. 

Algumas de suas maravilhosas e famosas frases: 
- Vista-se mal e notarão o vestido. Vista-se bem e notarão a mulher.
- Para ser insubstituível, deve-se sempre ser diferente.
- Há pessoas que têm dinheiro e pessoas que são ricas. 
- Já que tudo está na nossa cabeça, é melhor a gente não perdê-la.
- A moda sai de moda , o estilo jamais.

Nenhum comentário: